Black Sabbath: o que mudou na banda após deixar o nome Earth, segundo Rob Halford

Por Igor Miranda, Fonte: Rolling Stone
Enviar correções  |  Ver Acessos

O vocalista Rob Halford, do Judas Priest, foi um dos entrevistados pela revista Rolling Stone para falar sobre o 50° aniversário do álbum de estreia do Black Sabbath, autointitulado. O disco chegou a público no dia 13 de fevereiro de 1970 e é visto como o marco zero do heavy metal.

Black Sabbath: artista visual do primeiro álbum queria que mulher da capa ficasse nuaGuns N Roses: Bon Jovi fez com Steven Tyler o que ele fez com Axl


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Antes de se chamar Black Sabbath, o quarteto formado por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) tocava em uma banda chamada Polka Tulk Blues Band. Eles contavam com outros dois músicos – um responsável pela slide guitar e outro, pelo saxofone – que não estavam muito compromissados.


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A ideia de Iommi, então, foi acabar com a Polka Tulk Blues Band e formar outro projeto, só para não ter que dispensar os dois músicos em questão. Nasceu, assim, o Earth, que começou a tocar bastante em clubes no Reino Unido.

Foi nessa época que Rob Halford conheceu o Black Sabbath – ou seja, ainda como Earth. “Tenho vagas lembranças de vê-los como Earth em um clube obscuro em Birmingham. Eles tocavam uma espécie de blues pesado, de forma jazzística e progressiva, musicalmente”, afirmou o vocalista do Judas Priest.


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Halford pontuou que não havia muito a se destacar visualmente do Earth, mas lembra da versão de “Evil Woman”, original do Crow, que acabou indo parar no primeiro álbum do Black Sabbath. “Havia uma forma livre rolando quando eles tocavam, mas o peso dominava”, disse.

A identidade do projeto mudou, segundo Rob, após o nome ser alterado para Black Sabbath – já existia uma banda chamada Earth no Reino Unido. “Quando eles viraram Black Sabbath, encontraram a identidade. Os riffs de Tony tiveram um papel mais forte e eles tinham algo único, que os diferenciava de todas as bandas locais ou por aí. Ozzy parecia e soava especial e a dinâmica de Geezer e Bill definiu uma sonoridade que ninguém conseguia igualar”, afirmou.

Confira, abaixo, as primeiras demos gravadas pela banda então chamada Earth.

Please Like and Share: